Projeto Cidade das Bicicletas ganha o apoio do Instituto Nossa Ilhéus

 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na tarde desta quinta-feira (27), em seu gabinete do Palácio Paranaguá, a diretora de Relações Institucionais, Maria do Socorro Mendonça, e a diretora-administrativa, Morgana Krieger, do Instituto Nossa Ilhéus. O obetivo do encontro foi a formulação de apoio hipotecado pela instituição de cunho social ao “Projeto Cidade das Bicicletas”, que deverá ser implantado em Ilhéus pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

 

Segundo o prefeito Newton Lima, desde o dia 1º de novembro de 2011 que o Município de Ilhéus protolou o Ofício 133/11 junto à Conder, solicitando a inclusão da cidade no “Projeto Cidade das Bicicletas”, a ser implantado em diversas cidades da Bahia. O projeto tem origem na França e conta, inclusive, com o apoio técnico da Embaixada da França no Brasil, através da Ubifrance Brasil – Missão Econômica de São Paulo, que presta orientações técnicas.

 

Na opinião das representantes do Instituto Nossa Ilhéus, é necessária que a execução dessa obra seja aprovada até o final deste ano, ainda na atual administração, que deu início às negociações com a companhia estatal. “No documento apresentado ao prefeito, o Instituto Nossa Ilhéus, em conjunto com o Movimento do Fórum Popular em Defesa do Transporte Público de Qualidade entendem que ao assinar o convênio nesta gestão, o próximo(a) prefeito(a) eleito(a) não possa se eximir de construir o equipamento, concretizando, portanto, um grande bem para a comunidade.

 

O prefeito Newton Lima garantiu que ainda nesta segunda-feira (1º) estará em Salvador para tratar de assunto de interesse do Município, entre eles o “Projeto Cidade das Bicicletas”, com o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas. “Além do esforço que estamos empreendendo junto à Conder, também seria de grande valia que entidades como o Instituto Nossa Ilhéus e Movimento do Fórum Popular em Defesa do Transporte Público de Qualidade mobilizasse outras instituições para construir um grupo de pressão social junto ao Governo do Estado, para a liberação do projeto”, ressaltou.

 

De acordo com o documento entregue ao prefeito, o Instituto Nossa Ilhéus reafirma que o projeto deva ser executado pela Conder, que possui know how suficiente nessa área, em cooperação técnica com a Prefeitura de Ilhéus. A diretora Maria do Socorro Mendonça informou a Newton Lima que esse projeto tem mobilizado instituições e a população, por se tratar de uma temática – política de mobilidade urbana – que desperta grande interesse pelos exemplos vistos em todo o mundo.

 

Informaram, ainda as representantes do Instituto Nossa Ilhéus, que a entidade já promoveu eventos como o 1º Bicicletaço, em 18 de agosto deste ano, objetivando estimular o uso de bicicletas como meio de deslocamento em áreas urbana, além de debates sobre o assunto. Também no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro próximo passado, promoveu o 2º Bicicletaço em prol da mobilidade urbana, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

 

Cidade das Bicicletas – O projeto prevê a utilização de um sistema de bicicletas públicas, através de uma rede de estações automáticas espalhadas pelas ruas da cidade. Os serviços de bicicleta comunitária são fornecidos com um valor de aluguel destinado a manter os custos envolvidos. De acordo com o projeto, o sistema é de fácil operação e o usuário pode escolher um plano diário ou semanal (curto prazo), mensal ou anual (longo prazo).

 

Segundo o prefeito Newton Lima, o projeto é bastante atraente, principalmente numa cidade turística como Ilhéus, em que os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos com um equipamento que não polui e ainda por cima proporciona ganhos consideráveis à saúde. Outra vantagem apontada pelo prefeito é que a bicicleta é um meio de transporte contribui para evitar os engarrafamentos, além de ter um custo operacional baixo.

 

De forma geral, esses projetos são desenvolvidos na base de uma parceria público-privada. A prefeitura fica encarregada da implantação e da manutenção da infraestrutura adequada às bicicletas, como as ciclovias, ciclo-faixas, campanhas para incentivar o uso do sistema, dentre outras. Já a empresa privada terá a obrigação de disponibilizar o sistema de comercialização eletrônica do serviço de locação dos equipamentos, incluindo a instalação de estações e de bicicletas para o aluguel, tudo administrado por uma estrutura informatizada.